Aprenda como evitar a procrastinação

por Equipe Alstra

Quantas vezes, mesmo diante de um prazo fatal ou entrega de um trabalho importante, você se distrai e começa a fazer outras coisas? Mesmo pensando “eu deveria estar trabalhando”, você deixa para depois que poderia ou deveria fazer agora.

Em vez de manter o foco, você começa checar seu e-mail, começa a fuçar nas redes sociais, assiste a um vídeo no YouTube e, quando percebe, lá se foi mais um dia totalmente improdutivo.

A procrastinação é uma velha conhecida de todos nós. Muitas pessoas procrastinam e desperdiçam o seu tempo livre.

A procrastinação é o hábito de evitar tarefas desagradáveis ​​ou estressantes e substituí-las por tarefas menos importantes.

É um hábito que impede grande parte dos profissionais de serem produtivos e de alcançarem melhores resultados – e, consequentemente, o sucesso.

Como evitar a procrastinação

Você já parou para olhar à sua volta e ver o quanto as pessoas procrastinam?

Felizmente, existem ferramentas nos ajudam a ter mais foco e acabar com este hábito terrível da procrastinação.

A seguir, listamos algumas das principais dicas para evitar a procrastinação e desenvolver melhor o seu foco para entregar os seus trabalhos dentro do prazo. Confira!

Divida seu trabalho em partes

Divida seu trabalho em partes

Divida seu trabalho em partes

A maratona parece longa porque você não consegue enxergar a linha de chegada.

Muitas vezes procrastinamos quando vemos a quantidade enorme de trabalho que temos pela frente e não conseguimos ter ideia de quando finalizaremos tudo aquilo.

Por isso, a dica é dividir as tarefas nas menores partes possíveis como: mandar um e-mail, pesquisar sobre o assunto tal, falar com fulano, etc.

E aí você começa a se concentrar em uma dessas pequenas partes de cada vez. O importante é fazer cada parte de maneira focada, sem pensar na próxima.

Crie metas e estabeleça prazos

Coloque um prazo e uma meta para cada tarefa (levando em conta sua complexidade).

Faça uma linha do tempo com as tarefas e crie prazos específicos para cada tarefa. Agende as entregas no Outlook ou Google Calendar, para ver o deadline chegando. Cole post-its no seu monitor, se precisar de algo mais visível.

Se você fizer isso, verá que é mais difícil ficar procrastinando.

Use aplicativos de gerenciamento de tarefas e tempo

Há inúmeros aplicativos que podem ajudar você, como Trello, Todoist, Toggl, etc. Encontro o que lhe agrade mais e utilize-o em seu dia a dia.

O importante é começar sempre levando em conta os prazos de cada tarefa.

Faça

Não perca tempo se perguntando como acabar com a procrastinação. Simplesmente acabe com ela.

Um dos grandes problemas das pessoas que procrastinam muito é pensar demais antes de iniciar as tarefas. Portanto, pare de pensar demais e vá lá e faça. Agora!

Descubra o seu melhor horário de trabalho

Cada pessoa é única, possuindo qualidades, defeitos e manias. E é assim também no trabalho. Algumas pessoas são mais produtivas logo pela manhã, outras no período da tarde.

É por isso que você deve identificar o momento do dia no qual você se sente mais eficaz e, então, separar as tarefas mais complexas para serem resolvidas neste período.

Mude o ambiente de trabalho

Mude o ambiente de trabalho

Mude o ambiente de trabalho

Alguns ambientes de trabalho podem oferecer distrações que facilitam a procrastinação. Portanto, perceba aquilo que tira a sua atenção e, se possível, remaneje.

Se o ambiente for muito barulhento, use fones de ouvido. Se houver muitas distrações visuais, procure um local mais tranquilo na empresa (como uma sala de reunião) para fazer as tarefas mais complexas.

Lembre-se de que quanto menos o ambiente externo chamar sua atenção, mais fácil será se concentrar.

Cuide da sua saúde emocional e mental

A procrastinação em si não é uma doença, mas pode estar relacionada a algum problema emocional ou mental como:

  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
  • Depressão;
  • Ansiedade.

Por isso, vale a pena você marcar uma consulta no médico e checar a saúde emocional e mental.

Faça pausas durante o trabalho

Se você acha que trabalhar sem parar significa trabalhar melhor, está errado. Aliás, muitas pessoas começam a procrastinar justamente pelo cansaço diante da lista cheia de tarefas do dia.

Faça pausas durante o trabalho

Faça pausas durante o trabalho

Por isso, faça pausas durante o trabalho. Se você fizer pausas regulares de 15 minutos, ajudará o seu cérebro a consolidar e a reter melhor as informações.

Busque pessoas que te inspirem

Quem não se empolga vendo uma entrevista do Steve Jobs ou Bill Gates? A verdade é que muitas pessoas têm o poder de influenciar nosso comportamento e, por isso, é fundamental se cercar de pessoas que nos motivem e nos inspirem.

Veja quais são as pessoas ao seu redor que te motivam a ser melhor e esteja com elas com mais frequência. Além disso, é claro, leia livros e assista a documentários que despertam este lado em você.

Ninguém é perfeito

Muitas pessoas perfeccionistas no trabalho acabam procrastinando, já que costumam perder muito tempo na execução das tarefas buscando a perfeição.

Já outras retardam as tarefas porque têm medo de fracassar ou do que os outros vão pensar se a entrega não for perfeita.

Além disso, é possível que a pessoa perfeccionista desencadeie um quadro de ansiedade, já que estabelecem expectativas irreais e que não conseguem alcançar.

Por isso, comece a executar os trabalhos sem a busca pela perfeição. Apenas faça e vá melhorando aos poucos – feito é melhor do que perfeito.

Esperamos que estas dicas possam te ajudar a parar de procrastinar e começar a fazer o que tem que ser feito, sem rodeios.

Posts relacionados

Deixe um comentário