4 ações para você ajudar a sua equipe a ser uma equipe dos sonhos

por Equipe Alstra

Ter uma equipe dos sonhos é o desejo de todas as empresas. Por isso, neste post nós te ensinamos a montar o seu dream team.

A equipe dos sonhos em uma empresa é composta de profissionais comprometidos, motivados, engajados e que dão o máximo de si para alcançar resultados extraordinários. Obviamente, ter uma equipe assim é o desejo de qualquer gestor.

Em grandes projetos, onde costuma haver uma tensão maior e pressão na entrega dos trabalhos, a equipe dos sonhos é fundamental, pois os profissionais mantêm a calma e o foco, obtendo melhores resultados e com mais produtividade do que equipes dispersas ou que não possuem uma boa integração entre os membros.

Como montar uma equipe dos sonhos?

Como montar uma equipe dos sonhos

Como montar uma equipe dos sonhos

Não é fácil formar uma equipe assim, é verdade. Mas também não é impossível. Além disso, montar uma equipe dos sonhos não significa, necessariamente, ter que contratar mais profissionais. Talvez você já tenha uma equipe dessas na sua empresa e não saiba.

Com alguns ajustes e uma visão mais inspiradora, você pode ajudar sua equipe atual a evoluir como um todo, transformando-a no desejado dream team que fará a diferença na empresa.

Uma das primeiras coisas a considerar é que os profissionais não devem ser parecidos ou mesmo iguais a você. É fácil cair na tentação de contratar pessoas que pensam como você. Mas é a diferença de pensamentos e visões que torna uma equipe mais eficaz.

O ideal é montar o time com pessoas que pensem diferente de você.

Se você quer inovar, ter pessoas com visões diferentes é fundamental. Assim, elas poderão resolver os problemas de forma mais rápida e criativa, oferecendo perspectivas inovadoras que nem você teria pensado.

E para ajudar a sua equipe a ser uma equipe dos sonhos, confira a seguir quatro ações que você precisará tomar para evoluir seu time.

1 – Conheça os pontos fortes e fracos de cada membro da sua equipe

Todo mundo possui suas qualidades e defeitos e, por isso, conhecer a fundo cada pessoa da sua equipe é, sem dúvida, a chave para ter uma equipe de sucesso.

Vale lembrar que algumas pessoas possuem talentos ocultos que podem ajudar muito os outros membros do time. Por isso, o líder deverá analisar os comportamentos mais profundamente para extrair o melhor de cada pessoa no grupo, fazendo com que ela se sinta realizada ao contribuir com a equipe.

2 – Crie uma cultura inclusiva

Uma equipe de sucesso é aquela que tem pessoas diversificadas e com todos os tipos de pensamentos e opiniões. Mas para que haja bons resultados, é necessário que haja dentro da empresa uma cultura inclusiva, onde as pessoas podem ser elas mesmas, sem julgamentos ou receios.

Experimente fazer com que cada um compartilhe sua história e de como chegou até onde está.

3 – Una as pessoas em torno de um objetivo compartilhado

A equipe dos sonhos é aquela formada por pessoas com pensamentos diferentes, mas que compartilham de um mesmo objetivo.

É isso que ajuda as pessoas a se sentirem motivadas, unidas e com um verdadeiro propósito dentro da empresa.

Assim, direcione toda a equipe para uma mesma direção. Informe o objetivo que precisa ser atingido e permita que cada um contribua com sua visão de como pretende alcançá-lo.

4 – Faça sua equipe pensar em ideias e projetos não relacionados diretamente ao trabalho

Às vezes olhar para outros horizontes pode ajudar a sua equipe a ficar mais produtiva e, até mesmo, aliviar o estresse do trabalho.

A equipe dos sonhos é altamente focada no trabalho, mas cada um possui suas paixões individuais. Explorar esse lado de cada um gera mais descontração e permite que a criatividade flua naturalmente.

Seguindo estas quatro dicas, você será capaz de ajudar a sua equipe a ser uma equipe dos sonhos, trazendo ótimos resultados para a empresa e, principalmente, motivando cada membro do time.

Posts relacionados

Deixe um comentário