Como compartilhar suas ideias e divulgar o seu trabalho em grupos digitais?

por Equipe Alstra

O compartilhamento de ideias e portfólio em mídias digitais permite criar uma imagem que reflita seus valores pessoais e habilidades profissionais. Mesmo que você use as mídias sociais apenas ocasionalmente, o conteúdo que você cria, compartilha ou reage define o seu comportamento. Atualmente, a maneira como você se comporta online é tão importante quanto o seu comportamento offline.

Construir sua marca pessoal nas mídias sociais exige um pouco de dedicação, mas pode ser a sua próxima oportunidade de conquistar um novo emprego ou de promover conexões valiosas.

Por isso, é cada vez mais comum vermos a utilização de grupos digitais para divulgação de talentos ou para gerar novos negócios.

Por meio de canais digitais, é possível tanto atrair mais clientes para sua empresa como, também, divulgar seu trabalho para que mais pessoas conheçam você.

Para empresas, é uma forma de se conectar com o público e agregar mais valor ao seu produto. Para profissionais, é uma oportunidade de trocar conhecimento e divulgar suas habilidades para possíveis contratações.

A seguir, damos algumas ideias como como você pode ser destacar no mundo online.

Divulgação de trabalhos em grupos digitais

Divulgação de trabalhos em grupos digitais

Divulgação de trabalhos em grupos digitais

A primeira coisa que você precisa entender é que não adianta sair espalhando links e conteúdo para todos os cantos da internet.

Algumas estratégias são fundamentais para obter melhores resultados ao compartilhar ideias e divulgar seus trabalhos em grupos digitais.

Caso contrário, em vez de ajudar na divulgação do seu trabalho, a coisa pode reverter e você ficará com a imagem manchada.

Um dos erros mais comuns em grupos é a abordagem errada. É comum vermos em grupos de Facebook ou no LinkedIn pessoas entrando e já querendo oferecer algo na primeira postagem. Isso é um tremendo ‘queima-filme’ e você será considerado um ‘spammer’ no grupo, correndo o risco de ser expulso.

É por isso que você deve ter atenção em alguns pontos ao criar ou compartilhar ideias em grupos como estes.

A estratégia é ser comunicativo e prestativo, ajudando e comentando sempre nas questões de outros membros. Conquiste primeiro a confiança do grupo para depois começar a compartilhar seu próprio conteúdo.

Abaixo separamos algumas dicas que vão te ajudar a construir uma boa reputação digital.

1 – Mantenha suas redes sociais sempre atualizadas: uma vez que você participará de grupos digitais, é comum que os membros desejam saber mais sobre você, pesquisando seus perfis nas redes sociais. Decida em quais contas de mídia social você se concentrará e exclua todas as contas antigas que não estiver mais usando. Para as redes que você usará, verifique se todas as suas informações estão completas e precisas. Isso o ajudará a gerar tráfego para as redes que você deseja mostrar seu trabalho. Remova qualquer conteúdo ‘questionável’ (polêmicas ou opiniões pessoais que podem ter uma interpretação errada) dos últimos anos que não tenha um efeito positivo na sua imagem profissional.

2 – Procure grupos dentro do nicho do seu negócio: escolha grupos relevantes no Facebook, LinkedIn, WhatsApp ou fóruns que correspondam ao seu nicho, até para que você consiga participar de forma mais ativa e demonstrar seu conhecimento.

3 – Relacione-se com outros membros: participe ativamente das discussões e se torne conhecido (até mesmo amigo) dos outros membros. Demonstre interesse nas questões das outras pessoas.

4 – Procure ajudar os membros do grupo: ao ajudar alguém do grupo você irá conquistar a confiança dos outros membros e, também, aumentar a sua autoridade sobre o assunto. Seja generoso oferecendo conselhos e, até mesmo, inspirando os demais.

5 – Responda as dúvidas que surgirem: responder dúvida é a melhor forma de vender (sutilmente) seu produto ou serviço. É comum as pessoas pedirem ajuda sobre problemas ou dúvidas. E você, de maneira amigável, deve responder ou até mostrar uma solução para ela.

6 – Obtenha feedback: os grupos são ótimos ‘termômetros’ para você saber como está o seu produto ou serviço (e a si próprio). Por isso, faça perguntas ao grupo para saber como você está se saindo. E, claro, seja sempre educado.

7 – Publique: depois de um bom tempo interagindo no grupo, chegou a hora de ‘atacar’. Com sua credibilidade em alta, você já pode compartilhar suas ideias e divulgar seu trabalho. Será algo tão natural que as pessoas vão interagir de forma muito positiva.

Conclusão

Criar uma marca pessoal nas mídias sociais não é fácil. Requer muita reflexão e pesquisa para ser bem-sucedido. Não se trata da aparência ou do local onde você mora, é sobre o que você representa e o que as pessoas devem esperar quando virem que você postou um novo conteúdo. Pense a longo prazo e lembre-se de anotar o que está funcionando e não está funcionando para fazer os ajustes necessários.

Boa sorte!

Deixe um comentário