Indicadores de Recursos Humanos

por Equipe Alstra

Indicadores de RH

*Artigo de Marcos Ramos, especialista da rede Alstra

Verdade é que atividades como o home office e ensino e reuniões virtuais intensificaram-se neste período de isolamento, trazendo em seu bojo, ainda que incipientes, mudanças estruturais e comportamentais para as organizações.

O mantra atual, nosso time vai superar todas as adversidades e sairá mais forte, por si só enuncia um contexto de paradigmas e procedimentos relacionados à gestão dos recursos humanos que, necessariamente, precisam ser revisitados.

Indicadores de RH

Considere também as dores, experiências e aprendizados vivenciados neste período de pandemia, que vão de adequação da estrutura hierárquica e do headcount ao fortalecimento da cultura organizacional, passando pela gestão de equipes, agora remotas, e por medidas para fortalecer o caixa visando a sustentabilidade da organização.

O cenário é de (re)estruturação do sistema de performance para estabelecimento de objetivos e estratégias que fortaleçam, em pessoas, a fonte de vantagem competitiva da organização. Assim, as demandas recém geradas pelo COVID -19 implicam na escolha de indicadores capazes de explicar o desempenho esperado, vinculando-os aos efetivos retornos revelados pelos indicadores econômico-financeiros, ou seja, não basta calcular o índice de turnover, é necessário evidenciar como ele impacta no DRE.

O que mensurar

Neste momento, em especial, indicadores de absenteísmo por contaminação, sugestões de melhoria implementadas e coeficiente de home office, por exemplo, são importantes sinalizadores a serem considerados.

Por outro lado, é importante o entendimento que os indicadores afetos à recursos humanos não se restringem aos objetivos vinculados às perspectivas da área. Avançam para combinar desempenho em outras perspectivas, como os indicadores de produtividade, por exemplo.

Necessário aliar conceitos, métodos e aplicações práticas para escolha de indicadores de recursos humanos que se incorporam a estratégia e desdobram para a operação das organizações.

Sobre o Autor:

Marcos Ramos Autor do texto

*Marcos Ramos é especialista independente registrado na Alstra. Ele e outros milhares de profissionais podem ser acessados para trabalhar sob demanda nos desafios da sua empresa. Saiba mais alstratech.com 

**O texto e opinião são de responsabilidade exclusiva do autor e não necessariamente refletem o posicionamento da Alstra.

Posts relacionados

Deixe um comentário