4 técnicas de mindfulness para praticar no trabalho

por Equipe Alstra

Aprenda a ser produtivo sem prejudicar sua saúde mental no trabalho.

No passado, ir para o trabalho significava passar horas seguidas sem tirar um tempo para si mesmo.

E, na maioria das vezes, parecia que você estava trocando momentos significativos da vida por tarefas entediantes.

Hoje, no entanto, funcionários e empresas estão melhorando as condições de trabalho por meio de uma tendência de saúde: mindfulness (ou atenção plena).

A palavra mindfulness foi criada muito recentemente por gurus e celebridades do fitness, mas muitos ainda estão confusos sobre o que ela realmente é.

Então, o que é mindfulness, afinal?

Observando uma definição técnica, mindfulness ou atenção plena é a capacidade de manter uma percepção momento a momento de nossos pensamentos, sentimentos, sensações corporais e ambiente circundante, por meio de uma visão gentil e estimulante.

Técnicas de mindfulness para praticar no trabalho

Usando técnicas para praticar a atenção plena, especialmente no trabalho, você pode reduzir o estresse, aumentar o sistema imunológico e melhorar a produtividade.

Então, para ajudá-lo a alcançar todo o seu potencial de unicórnio, aqui estão quatro técnicas de mindfullness para praticar no trabalho!

1 – Estipule uma intenção no começo do dia

Para se preparar para um dia de sucesso, você deve anotar sua intenção para manter o foco.

Sua intenção pode ser uma meta de trabalho ou algo mais pessoal, como “Vou considerar todos os obstáculos hoje como uma experiência positiva de aprendizado”.

Você pode escrever a intenção em uma nota de post-it e colá-la no computador ou repeti-la para si mesmo enquanto estiver no trabalho.

Ao fazer isso, você cria um ‘mantra mental’ para ajudá-lo a passar o dia. Essa técnica de atenção plena também exige que você considere comportamentos que pode mudar para se tornar mais afinado com a intenção.

2 – Aprenda a estar presente

Não importa em que tipo de ambiente você trabalha, é fácil seguir o ritmo sem parar para pensar.

Quando você estiver sonhando acordado ou se afastando do trabalho, faça uma pausa para olhar o ambiente ao seu redor.

Existem algumas perguntas que você pode usar para se manter presente no momento. Em que tarefa você pode trabalhar? O que está acontecendo ao seu redor; quem está aí, o que eles estão fazendo, que barulhos você ouve? O que você fez até agora?

Dedicar um tempo para observar a si mesmo e seu trabalho lhe torna mais presente, aumentando a concentração e dando a você um novo fôlego para terminar o dia com mais energia.

3 – Foque em uma tarefa por vez

Você já tentou fazer três coisas ao mesmo tempo? Quando você faz, alguma das tarefas foi bem executada?

Provavelmente não.

É importante se concentrar em uma coisa de cada vez ao praticar o mindfulness.

Quando você tenta fazer muitas coisas de uma só vez, fica sobrecarregado e não consegue concluir nenhuma delas da melhor maneira possível.

Comece fazendo uma lista de tarefas a serem concluídas, classificando-as por ordem de importância.

Assim, quando você sair do trabalho para voltar para casa, poderá relembrar o dia com uma sensação de realização.

4 – Escreva suas realizações

Às vezes você não percebe o quanto realizou no trabalho até escrever todas as coisas positivas que aconteceram.

Reserve um momento antes de voltar para casa para repassar o dia e anotar os sucessos que teve. Isso fará com que você se sinta melhor sobre sua produtividade e seu objetivo.

Não esqueça de deixar sua lista de realizações em sua mesa para ler na manhã seguinte, preparando-se imediatamente para outro dia de sucesso!

Praticar mindfulness no trabalho é fácil

Às vezes o trabalho é estressante. Todos nós já tivemos dias ruins, onde o trabalho se acumula e pode parecer que nunca vai terminar.

Mas com essas técnicas fáceis de atenção plena, você está preparado para ter um dia produtivo no trabalho – que também será produtivo para sua saúde mental.

Levar em conta sua própria saúde e bem-estar é o primeiro passo para produzir um bom trabalho, e o mindfulness é um ótimo primeiro passo para chegar lá!

Posts relacionados

Deixe um comentário