Planejamento Financeiro na Pandemia

por Equipe Alstra

 

*Artigo de Mônica Joaquim, especialista da rede Alstra.

Com a pandemia ficou claro para as micros e pequenas empresas a necessidade de um planejamento estratégico, empreender não é somente conhecer e dominar a produção ou um serviço que desejamos atuar.

Manter um controle, ou seja, a contabilidade mesmo com as facilidades que o Simples Nacional trouxe a custos baixos para as empresas, apenas para atender o fisco, sem a preocupação de ter em mente que esses profissionais proporcionam muito mais vantagem na gestão do seu negócio, levou as pequenas e médias empresas a não terem recursos em caixa para manter o aluguel, seus funcionários nem por um mês, enquanto que as grandes empresas, que investem em profissionais mais qualificados, não só poderão honrar com seus compromissos como estão doando milhares de recursos para o combate a pandemia, já que provavelmente possuem seu departamento de “Gestão de Crises e Continuidade dos Negócios – GCN”.

As demonstrações contábeis, como Balancete, DRE, Orçamento anual, Fluxo de Caixa, são ferramentas essenciais para o controle dos seus recursos financeiros e da saúde da sua empresa em qualquer período, pois os departamentos gerenciais
dependem dessas informações para seu planejamento financeiro e tomada de decisão.

Nesse momento, quem investiu em competências e visualizou a necessidade de se ter um suporte de um Contador, alinhado a seu negócio de forma estratégica, provavelmente está passando menos dificuldades, pois ele foi orientado a diversificar seus investimentos e poupar seus recursos baseado nessas informações e com ajuda de seu departamento financeiro.

O planejamento financeiro não está alinhado apenas a entender do seu negócio e sim se preparar para diversos imprevistos, tendo uma boa “Gestão de Crises e Continuidade dos Negócios”, conhecida como “GCNBRASIL”, adotada por muitas empresas de grande porte, que independente de sua capacidade criativa, mas da capacidade de manter o Controle financeiro de suas organizações em momentos de Crise como o da COVID-19.

Sobre a Autora:

Mônica Joaquim, Especialista em Administração financeira com 20 anos de experiência em contabilidade e modelagem financeira tendo atuado em diferentes empresas de diversos segmentos como Previdência, Seguros e Telecomunicações.

*Mônica Joaquim é especialista independente registrada na Alstra. Ela e outros milhares de profissionais podem ser acessados para trabalhar sob demanda nos desafios da sua empresa. Saiba mais clicando aqui.

**O texto e opinião são de responsabilidade exclusiva da autora e não necessariamente refletem o posicionamento da Alstra.

Posts relacionados

Deixe um comentário