por Equipe Alstra

A resposta para esta pergunta começa com: depende.

Isso porque você pode ou não precisar de um contador dependendo da atividade que irá exercer e dos seus ganhos anuais.

O Contador é o profissional responsável por reunir documentos e recolher impostos de forma correta, mas não só isso. Ele também é um aliado na hora de otimizar o recolhimento de impostos muitas vezes trazendo economia ao assessorado.

Se você se enquadrar como MEI (micro empreendedor individual) você pode ser registrar por conta própria através do site portal do empreendedor e seguir todas as instruções descritas no próprio site.

“O MEI não é obrigado contratar um contador ou manter a contabilidade formal. Também não é preciso ter livro caixa. No entanto, o MEI deverá registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas.” Segundo informações do portal citado.

PJ precisa de contador

Todos os demais profissionais PJ precisam, obrigatoriamente, de um contador.

Toda empresa deve ter a sua Contabilidade organizada e feita por um profissional – seja ele contratado por ela ou terceirizado, como Contabilidades especializadas em PJ – A boa notícia é que a Alstra tem uma parceria com a BLN Contabilidade, que auxilia no processo de abertura e manutenção da entidade empresarial. Nesse caso, os profissionais via Alstra tem isenção da taxa de abertura de empresa e 25% de desconto na mensalidade*

Mas por quê? Essa é uma obrigação legal, que não há como fugir, independentemente do quão organizado for o profissional. Ter um contador é importante para que ele possa assinar os devidos documentos, além de garantir uma série de vantagens, como economizar muito no pagamento de impostos.

O contador é o profissional adequado para impedir que você se atrapalhe com a Receita Federal, que você pague mais impostos do que precisaria ou mesmo que deixe de emitir algum documento ou nota obrigatório para os fiscos.

A BLN contabilidade é conhecida por utilizar o melhor da tecnologia para gerenciar seus clientes, enquanto mantem um atendimento humano para orientar e tirar dúvidas dos empreendedores.

*Condições válidas apenas para profissionais com perfil cadastrado na Alstra

Posts relacionados

Deixe um comentário