Encontre o local de trabalho ideal

por Equipe Alstra

Uma das preocupações de quem trabalha remotamente é ter um lugar adequado para desenvolver suas atividades. Com a possibilidade de levar o trabalho para qualquer lugar, alterar o ambiente pode ser um bom estímulo para a criatividade. O cada vez mais desejado home office não precisa necessariamente ser realizado em casa.

Confira algumas opções disponíveis aos profissionais atualmente: 

Home office

Usar algum cômodo da casa como escritório traz grandes vantagens. A principal delas é não ter de se deslocar até um escritório. Em grandes cidades, isso pode representar um ganho imensurável de qualidade de vida.

No entanto, o home office pode trazer desafios para quem divide a residência com mais pessoas. Muitas vezes, impor limites (físicos e sociais) pode ser complicado. Para a experiência dar certo é preciso contar com a colaboração de todos os moradores (incluindo bichinhos de estimação, que podem demandar muita atenção e acabar com a produtividade do dia).

Coworking

De 2015 a 2018, os espaços compartilhados de trabalho cresceram 300% no Brasil, chegando a 1.194 coworkings no país todo, de acordo com dados do Censo Coworking Brasil. A cidade de São Paulo tem o maior número de espaços compartilhados de trabalho, com 273, seguida pelo Rio de Janeiro, com 102, e por Belo Horizonte, com 62. São 88 mil estações de trabalho disponíveis para as 214 mil pessoas que circulam pelos coworkings brasileiros, gerando 7 mil empregos diretos.

As vantagens desses espaços é principalmente a possibilidade de fazer networking. Esses locais costumam reunir profissionais de várias áreas e empresas e, no cafezinho, pode ser possível puxar papo com alguém que vá colaborar com seus negócios. É só estar aberto às oportunidades. 

Além disso, a estrutura dos coworkings dá um ar de mais profissionalismo ao receber um cliente para uma reunião, por exemplo, sem contar que o ambiente ajuda a evitar a procrastinação, já que as distrações são poucas. 

Empresas

De olho nessa tendência de reunir empreendedores interessados em networking e coworking, algumas empresas disponibilizam espaços compartilhados de trabalho que ainda oferecem oportunidades de aprendizagem.

Em São Paulo, há o Google for Startups Campus. Após um cadastro, o profissional de tecnologia que tenha interesse em se conectar com startups pode frequentar o local, que também é palco de várias palestras e workshops.  

O Santander mantém o Work/Café no Rio de Janeiro e em São Paulo. O espaço oferece wifi gratuito, cafeteria e coworking para correntistas ou não do banco.

Bibliotecas

Atualmente é comum bibliotecas públicas serem equipadas com wifi, o que facilita a possibilidade de trabalho dentro dos espaços antes só usados para estudo. Outra vantagem das bibliotecas é ser um lugar bastante silencioso, uma ótima opção para profissionais que se distraem com facilidade e precisam de concentração máxima para desenvolver seus projetos.

Cafés/Restaurantes

Para atrair clientes, muitos cafés e restaurantes têm opções que atraem os profissionais de diversas áreas. Há estabelecimentos que incentivam os consumidores a ocupar uma mesa (ou poltrona, em muitos casos), mesmo que não façam uma refeição completa, para que ali possam usar seu computador em paz. Essa é uma opção para quem gosta de trabalhar acompanhando o movimento e pode ser uma solução para marcar reuniões com clientes em um ambiente mais informal.

Aplicativos

Outra vantagem que a tecnologia trouxe foi facilitar o encontro de pessoas. O Beer or Coffee, por exemplo, é uma plataforma que permite aos profissionais encontrar colegas com interesses em comum para uma cerveja ou um café, além de listar mais de 200 estabelecimentos onde é possível acessar espaços compartilhados de trabalho.

Posts relacionados