RH & Desenvolvimento

4 ações para você ajudar a sua equipe a ser uma equipe dos sonhos

Ter uma equipe dos sonhos é o desejo de todas as empresas. Por isso, neste post nós te ensinamos a montar o seu dream team.

A equipe dos sonhos em uma empresa é composta de profissionais comprometidos, motivados, engajados e que dão o máximo de si para alcançar resultados extraordinários. Obviamente, ter uma equipe assim é o desejo de qualquer gestor.

Em grandes projetos, onde costuma haver uma tensão maior e pressão na entrega dos trabalhos, a equipe dos sonhos é fundamental, pois os profissionais mantêm a calma e o foco, obtendo melhores resultados e com mais produtividade do que equipes dispersas ou que não possuem uma boa integração entre os membros.

Como montar uma equipe dos sonhos?

Como montar uma equipe dos sonhos

Não é fácil formar uma equipe assim, é verdade. Mas também não é impossível. Além disso, montar uma equipe dos sonhos não significa, necessariamente, ter que contratar mais profissionais. Talvez você já tenha uma equipe dessas na sua empresa e não saiba.

Com alguns ajustes e uma visão mais inspiradora, você pode ajudar sua equipe atual a evoluir como um todo, transformando-a no desejado dream team que fará a diferença na empresa.

Uma das primeiras coisas a considerar é que os profissionais não devem ser parecidos ou mesmo iguais a você. É fácil cair na tentação de contratar pessoas que pensam como você. Mas é a diferença de pensamentos e visões que torna uma equipe mais eficaz.

O ideal é montar o time com pessoas que pensem diferente de você.

Se você quer inovar, ter pessoas com visões diferentes é fundamental. Assim, elas poderão resolver os problemas de forma mais rápida e criativa, oferecendo perspectivas inovadoras que nem você teria pensado.

E para ajudar a sua equipe a ser uma equipe dos sonhos, confira a seguir quatro ações que você precisará tomar para evoluir seu time.

1 – Conheça os pontos fortes e fracos de cada membro da sua equipe

Todo mundo possui suas qualidades e defeitos e, por isso, conhecer a fundo cada pessoa da sua equipe é, sem dúvida, a chave para ter uma equipe de sucesso.

Vale lembrar que algumas pessoas possuem talentos ocultos que podem ajudar muito os outros membros do time. Por isso, o líder deverá analisar os comportamentos mais profundamente para extrair o melhor de cada pessoa no grupo, fazendo com que ela se sinta realizada ao contribuir com a equipe.

2 – Crie uma cultura inclusiva

Uma equipe de sucesso é aquela que tem pessoas diversificadas e com todos os tipos de pensamentos e opiniões. Mas para que haja bons resultados, é necessário que haja dentro da empresa uma cultura inclusiva, onde as pessoas podem ser elas mesmas, sem julgamentos ou receios.

Experimente fazer com que cada um compartilhe sua história e de como chegou até onde está.

3 – Una as pessoas em torno de um objetivo compartilhado

A equipe dos sonhos é aquela formada por pessoas com pensamentos diferentes, mas que compartilham de um mesmo objetivo.

É isso que ajuda as pessoas a se sentirem motivadas, unidas e com um verdadeiro propósito dentro da empresa.

Assim, direcione toda a equipe para uma mesma direção. Informe o objetivo que precisa ser atingido e permita que cada um contribua com sua visão de como pretende alcançá-lo.

4 – Faça sua equipe pensar em ideias e projetos não relacionados diretamente ao trabalho

Às vezes olhar para outros horizontes pode ajudar a sua equipe a ficar mais produtiva e, até mesmo, aliviar o estresse do trabalho.

A equipe dos sonhos é altamente focada no trabalho, mas cada um possui suas paixões individuais. Explorar esse lado de cada um gera mais descontração e permite que a criatividade flua naturalmente.

Seguindo estas quatro dicas, você será capaz de ajudar a sua equipe a ser uma equipe dos sonhos, trazendo ótimos resultados para a empresa e, principalmente, motivando cada membro do time.

Equipe Alstra

Recent Posts

Vantagens de contratar uma plataforma de Gestão de Terceiros para a sua empresa

A terceirização é algo que vem se tornando cada vez mais comum em empresas brasileiras,…

6 meses ago

Confira como o Personal Branding pode ajudar você a alavancar a sua carreira profissional!

Afinal, o que é Personal Branding? O Personal Branding é um conjunto de estratégias usadas…

8 meses ago

Como reter Talentos Tech: estratégias para o Futuro do Trabalho

À medida que a tecnologia continua a moldar o mundo moderno, a demanda por profissionais…

9 meses ago

Trabalho Remoto: Converter ou Investir? O dilema financeiro para profissionais recebendo em dólares

A partir do momento em que profissionais começaram a trabalhar de forma remota, muitos começaram…

10 meses ago

Acompanhe seu status de burnout com um teste de menos de dois minutos

O burnout é uma realidade no mundo do trabalho e ocorre quando temos muito estresse…

11 meses ago

Como se preparar para entrevistas de emprego internacionais: um guia para empresas e profissionais

A entrevista de emprego é um momento crucial para qualquer candidato que busca uma vaga…

12 meses ago