Além do ChatGPT: veja diversas ferramentas de Inteligência Artificial para facilitar seu dia a dia!

As ferramentas de Inteligência Artificial já estão impactando seu trabalho? Nas últimas semanas, provavelmente você tenha se deparado com inúmeras notícias falando sobre o Chat GPT, mas a rápida evolução da Inteligência Artificial vai além. Em resumo, todas as tarefas em que existe um padrão podem ser automatizadas. 

por Alexei Martchenko

Na prática, o que a IA faz é “recombinar” todas as suas referências para criar materiais inéditos. Experimente, por exemplo, pedir para o ChatGPT “Criar um conto tendo robôs como protagonistas no estilo de Clarice Lispector” e veja a mágica acontecer.

Pouco útil? Veja então algumas aplicações que podem ser úteis para aumentar sua produtividade de trabalho hoje mesmo: 

  • Automatize tarefas repetitivas: a IA pode automatizar tarefas repetitivas, como entrada de dados, liberando seu tempo para se concentrar em tarefas mais importantes. Por exemplo, no Processamento de faturas: A IA pode automatizar esse processo por meio do reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que digitaliza e extrai as informações necessárias das faturas. A IA pode então comparar os dados extraídos com os sistemas financeiros existentes, agilizando o processo de pagamento e reduzindo erros.
  • Melhore a experiência do cliente: a IA pode ajudá-lo a fornecer uma experiência mais personalizada aos seus clientes. Por exemplo, os chatbots podem ajudar a responder a perguntas frequentes e orientar os clientes durante o processo de compra.
  • Melhore a tomada de decisões: a IA pode analisar quantidades altas de dados rapidamente e fornecer insights para informar sua tomada de decisão. Isso pode levar a uma tomada de decisão mais informada e eficaz, especialmente em áreas como marketing, finanças e operações. Você pode, por exemplo, solicitar um plano de marketing para o lançamento de um produto de uma categoria específica, com foco em objetivos pré-estabelecidos e usar o resultado com ponto de partida.
  • Simplifique os processos: a IA pode ajudar a simplificar os processos, detectando ineficiências e fazendo recomendações para melhorias. Por exemplo, no processamento de documentos ou gerenciamento de fluxo de trabalho. Isso pode ajudar a eliminar erros humanos e reduzir o tempo necessário para executar tarefas.
  • Aumente a segurança: a IA pode ajudar na segurança, detectando e evitando possíveis ameaças, como fraudes, ataques cibernéticos e violações de dados. Como, por exemplo, pode ser usada para monitorar transações financeiras em busca de comportamentos que fogem do padrão usual.

Estes são apenas alguns exemplos de como a IA pode ser integrada ao seu trabalho diário. No entanto, é importante lembrar que a IA não deve ser vista como um substituto para a inteligência humana, mas sim como uma ferramenta para aprimorá-la.

O Chat GPT é só a ponta do iceberg: selecionamos outras 15 ferramentas de Inteligência Artificial que podem ser úteis para você:

  • Midjourneyé uma ferramenta que cria imagens a partir de descrições textuais, semelhante ao DALL-E e Stable Diffusion da OpenAI. Os resultados são impressionantes, como, por exemplo, essa imagem que criamos abaixo:

 

  • RunwayML: você pode editar vídeos em tempo real, colaborar e usar mais de 30 ferramentas mágicas de IA.
  • Otter AI: transforme áudio em texto com alta precisão. Use esta ferramenta para anotações de reuniões, criação de conteúdo e muito mais.
  • Copy.AI: essa é a primeira plataforma de direitos autorais movida por inteligência artificial.  Essa ferramenta ajuda a gerar conteúdo para sites, postagem de blog ou posts de mídia social, ajudando a aumentar as conversões e as vendas.
  • Murf AI: transforme texto para áudio: faça narrações com qualidade de estúdio em minutos. Use as vozes AI realistas de Murf para podcasts, vídeos e todas as suas apresentações profissionais.
  • Flow GPT: compartilhe, descubra e aprenda sobre os prompts do ChatGPT mais úteis.
  • Nocode.AI: a plataforma Nocode é uma maneira de criar soluções de IA sem escrever uma linha de código. É uma /ótima maneira de testar ideias rapidamente, criar novos projetos e iniciar negócios e novos produtos mais rapidamente.
  • Supernormal: o Supernormal ajuda você a criar notas de reuniões incríveis sem levantar um dedo
  • TLDRthis: esse site baseado em AI, ajuda você a resumir qualquer parte de um texto em um conteúdo conciso e fácil de digerir, para que você possa se livrar da sobrecarga de informações e economizar tempo.
  • TheGist: resuma qualquer canal ou conversa do Slack com um clique! Essa AI analisa as conversas do Slack e cria instantaneamente um breve resumo para você.
  • Sitekick: crie Landpages com IA dizendo como você quer via texto.
  • Humanpal: crie Avatares com aparência humana única!
  • ContentBot: escreva conteúdos para artigos, anúncios, produtos, etc.
  • Synthesia: crie um apresentador virtual que narra seu texto para você. Synthesia é uma plataforma de criação de vídeo via AI. É possível criar vídeos em 120 idiomas, economizando até 80% de seu tempo e orçamento.
  • GliaCloud: essa ferramenta converte seu texto em vídeo. Gere vídeos de conteúdo de notícias, postagens sociais, eventos esportivos ao vivo, e dados estatísticos em minutos.

Apesar do receio de muitos profissionais com esse avanço das IA’s, a demanda por profissionais que souberem usar e desenvolver essas tecnologias nunca foi tão alta. O campo da AI oferece uma riqueza de oportunidades de trabalho empolgantes para aqueles com as habilidades e experiências certas.

Por isso, deixamos mais algumas dicas para te ajudar a aproveitar esse mercado em crescimento:

  • Acompanhe os últimos desenvolvimentos de IA: mantenha-se informado sobre os últimos avanços em AI, como deep learning e processamento de linguagem natural, lendo blogs do setor, participando de webinars e participando de comunidades online.
  • Networking: Aumente sua rede com profissionais do setor: participe de eventos e conferências do setor e conecte-se com profissionais de IA no LinkedIn e em outras plataformas online para expandir sua rede e aprender sobre novas oportunidades de trabalho.
  • Nova profissão surgindo: Se trata do Engenheiro de Prompt. Os engenheiros de prompt são os profissionais capazes de operar esses novos sistemas de IA e tirar o melhor resultado de cada modelo. Saber escrever bons comandos (ou prompts) para que as máquinas trabalhem será fundamental para se manter no mercado de trabalho.

Já existem sites e plataformas que vendem pacotes de comandos para sistemas específicos. Também estão surgindo cursos que ensinam como construir os melhores comandos.

Sobre a Alstra

A Alstra é uma solução que permite que experts em diversas áreas trabalhem em projetos estratégicos em empresas renomadas no mundo todo, e auxilia empresas líderes a acessarem contratações ágeis, flexíveis e sob demanda para que sigam inovando no novo mundo do trabalho.  Registre-se gratuitamente agora.

Posts relacionados

Deixe um comentário