7 dicas para preparar o seu currículo para ser lido por robôs

Para o seu currículo chegar nas mãos de um humano, ele precisa primeiro ser aprovado por um robô. Confira dicas para otimizar e fazer com que seu currículo seja lido por robôs.

por Alexei Martchenko

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business School mostrou que mais de 90% dos empregadores entrevistados usam seu RMS (Sistema de Gestão de Recrutamento ou Marketing) para inicialmente filtrar ou classificar potenciais candidatos de habilidades médias (94%) e altas (92%). Esses sistemas são muito importantes e servem para maximizar a eficiência do processo. Isso faz com que somente os profissionais mais aderentes à vaga ou projeto sejam previamente escolhidos. 

Esses sistemas são utilizados para minimizar o trabalho de empresas que recebem muitos currículos simultaneamente, e otimizar a aderência do profissional com o projeto específico. Porém, muitos profissionais qualificados estão ficando “escondidos” na base de dados de diversas empresas. Por que isso acontece? 

Um dos principais motivos para isso estar acontecendo é que muitos profissionais não estão sabendo criar os seus currículos e perfis com as informações precisas que os leitores automáticos leem. Como o primeiro contato é feito através da triagem por algoritmo, o profissional acaba ficando sem destaque, mesmo sendo um profissional qualificado para o projeto. 

 

Como otimizar o meu currículo e perfil para que eles sejam lidos por robôs?

Confira algumas dicas que preparamos para você otimizar o seu perfil profissional e ter certeza de que seu currículo está sendo lido por robôs. 

Escolha bem as palavras-chave

Quando a inteligência artificial faz a leitura do seu currículo, ela está analisando o texto que você criou. Não basta apenas ter muita experiência na área, mas você deve descrevê-la com as palavras certas para fazerem a diferença e passarem pela aprovação do algoritmo que faz o match entre o seu currículo e o projeto em aberto. 

Preste atenção à nomenclatura dos cargos e preencha o seu perfil com as suas habilidades, idiomas e formação acadêmica, sempre otimizando a sua escolha de palavras-chave.

Como escolher as palavras-chave

Para saber quais são as principais palavras-chave que você deve utilizar no seu currículo, você pode fazer uma pesquisa em sites de empregos e analisar quais são as principais palavras utilizadas para a descrição da vaga. Faça isso em mais de um lugar e anote os principais termos utilizados para divulgar as posições que você deseja preencher. Depois disso, é só preencher o seu perfil ou adicioná-las no texto do seu currículo. 

Outra dica é focar em palavras-chave de hard skills, pois o primeiro filtro, normalmente será dessas habilidades

 preparar o seu currículo para ser lido por robôs

Gráficos e imagens podem prejudicar a leitura

Alguns softwares não conseguem ler imagens no currículo. Para evitar que isso aconteça com o seu CV, evite o uso de elementos como imagens, gráficos e fotos

Não coloque informações importantes do rodapé e cabeçalho 

Outro problema que é muito comum, são textos adicionados no cabeçalho ou rodapé de um documento do Word, pois muitos programas também não conseguem ler esse conteúdo. Então, evite colocar informações importantes nessas áreas. 

Cuidado com a diagramação do seu currículo 

Na hora de montar o currículo opte pelo simples. Não utilize modelos e diagramações muito complexos. Muitos algoritmos de extração de informações não conseguem ler os CVs “bonitos”. 

currículo bonito

Customize o seu currículo conforme a vaga que você quer se inscrever

Em alguns casos você pode customizar o currículo conforme a vaga que você quer se inscrever. Mas você também pode inserir todas as informações que você considera relevante da sua carreira profissional para que o seu perfil esteja sempre 100% atualizado. 

Não generalize nas informações

Tente ser o mais específico possível nas informações que você adiciona ao seu currículo. Desse jeito você terá certeza de que todas as palavras-chave e informações importantes para o seu currículo estão presentes no texto.

Sobre a Alstra

A Alstra é uma solução que permite que experts em diversas áreas trabalhem em projetos estratégicos em empresas renomadas no mundo todo, e auxilia empresas líderes a acessarem contratações ágeis, flexíveis e sob demanda para que sigam inovando no novo mundo do trabalho.  Registre-se gratuitamente agora.

Posts relacionados

Deixe um comentário