Veja como o Upskilling e Reskilling podem influenciar sua carreira

Confira o que são os conceitos de upskilling e reskilling e como eles podem impactar sua carreira.

por Alexei Martchenko

Atualmente, o mercado de trabalho não está sendo capaz de suprir a demanda de profissionais na área tecnológica, como mostram algumas empresas de consultoria estratégicas, como a McKinsey & Company.  Como consequência, há um déficit de profissionais para ocupar certos postos de trabalho que exigem indivíduos com habilidades tecnológicas especializadas. Nesse contexto que o Upskilling e o Reskilling ganham mais relevância e podem se tornar diferenciais.

O que é o Upskilling?

O termo upskilling significa o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências que um profissional já possui, principalmente nas áreas em que já está inserido. Se trata de um aprimoramento do conhecimento sobre determinados assuntos, seja pela sua expansão ou atualização.

O que é o Reskilling?

Já o reskilling tem como objetivo uma requalificação, seja para atuação em um novo cargo ou uma atualização do currículo para se tornar mais relevante no mercado de trabalho. 

Portanto, reskilling é o aprendizado de novas habilidades e competências, permitindo que profissionais transitem em diferentes áreas para atender às necessidades emergentes, o que gera diferentes oportunidades de atuação.

O Reskilling também evidencia outra tendência: a realocação interna nas organizações. Segundo uma pesquisa do LinkedIn em 2021, colaboradores de empresas que promovem mais a mobilidade interna permanecem na mesma companhia por 2 vezes mais tempo, em média.

Upskilling and Reskilling

Como o Upskilling e Reskilling podem ajudar na sua carreira?

Uma importante pesquisa, denominada Future of Jobs de 2020, produzida pelo World Economic Forum, apontou uma tendência de virada de carreira através de estratégias de Upskilling e Reskilling.

Um dado interessante que essa pesquisa mostrou é que somente 25% da demanda de aprendizagem que uma organização tem, pode ser suprida internamente. 

Ou seja, só 25% das tarefas que têm que ser aprendidas ou das aptidões que precisam ser adquiridas podem ser incorporadas dentro do ambiente de trabalho, as outras 75% os colaboradores têm que buscar fora do trabalho ou as empresas acabam substituindo por outros profissionais que já possuem aquele conhecimento.

Essa mesma pesquisa menciona que se uma empresa aumentar a produtividade do processo de educação entre 15 e 20%, dobraria a quantidade de cargos que as empresas conseguiriam realocação interna, invés de contratar um novo profissional de fora. 

Especialmente em um mercado como o de tecnologia, que sofre com a falta de profissionais com qualificação e senioridade, upskilling e reskilling são estratégias que tornam o seu currículo mais competitivo. Do outro lado, ao investir para que um colaborador acelere sua formação em uma competência, a empresa ganha com o engajamento e o preenchimento de uma posição antes vaga e de difícil reposição no mercado de trabalho.

Upskilling e Reskilling

Por onde começar?

Primeiro é preciso avaliar se você necessita mais de um ‘Upskill’ ou um ‘Reskill’, se seu objetivo é permanecer na mesma área de atuação (upskill) ou migrar para outro setor (Reskill). 

Após ter definido isso, é importante procurar uma solução que se encaixe em seu tempo e orçamento. Muitas vezes um curso online pode suprir o que você está buscando. Caso não tenha nada em mente ainda, separamos algumas sugestões focadas em hard skills e soft skills:

Hard Skills (competências técnicas) 

Aqui, estão alguns exemplos de Hard Skills mais bem avaliadas em tecnologia segundo o LinkedIn:

  • Sistemas operacionais
  • Scrum
  • Git
  • JavaScript
  • SQL
  • Node.js
  • TypeScript

Soft Skills (habilidades comportamentais que influenciam como trabalhamos e interagimos com outras pessoas)

O Future of Jobs Report 2020 apresentou quais são as 11 habilidades interpessoais mais importantes para o futuro:

  1. Resolução de Problemas Complexos
  2. Pensamento Crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de Pessoas
  5. Liderança e influência social
  6. Pensamento analítico e inovação
  7. Resiliência, tolerância e flexibilidade
  8. Inteligência emocional
  9. Persuasão e negociação
  10. Gestão do tempo
  11. Aprendizado ativo

Em geral, as Hard Skills podem ser relativamente mais simples de se conquistar e adquirir. Pois com tempo e dedicação, profissionais são capazes de estudar e praticar para aperfeiçoar habilidades técnicas. Já o aprendizado de Soft Skills, se adquire de maneiras diferentes. Como são habilidades mais subjetivas, pode demandar um processo interno de autoconhecimento e inteligência emocional.

Sobre a Alstra

A Alstra é uma solução que permite que experts em diversas áreas trabalhem em projetos estratégicos em empresas renomadas no mundo todo, e auxilia empresas líderes a acessarem contratações ágeis, flexíveis e sob demanda para que sigam inovando no novo mundo do trabalho.  Registre-se gratuitamente agora.

Posts relacionados

Deixe um comentário