Pesquisa traz insights sobre o mercado de trabalho e uso de inteligência artificial no dia a dia

Uma pesquisa realizada pela Alstra Technologies sobre o mercado de trabalho revelou que a maioria dos profissionais entrevistados pensa em mudar de emprego nos próximos anos.

por Alexei Martchenko

Uma pesquisa realizada em março de 2023, com 215 profissionais brasileiros de diferentes setores, cadastrados na plataforma da Alstra Technologies, apresentou dados interessantes sobre o cenário atual do mercado de trabalho e as perspectivas em relação à Inteligência artificial no futuro do trabalho

Um fato surpreendente foi que apenas 22,8% da população entrevistada ainda não utilizou nenhuma ferramenta com IA. Isso mostra como a adoção desses sistemas veio para ficar. O tema ganhou mais força em dezembro de 2022 com o lançamento do Chat GPT e apenas 4 meses depois já estamos vendo uma infinidade de novas ferramentas surgindo e profissionais das mais diversas áreas estão aderindo ao seu dia a dia de trabalho.

 mercado de trabalho

 

O que chamou a atenção no perfil dos entrevistados foi a faixa etária mais representativa ser de 45 a 54 anos, e com praticamente metade trabalhando no regime CLT. O que mostra que muitos profissionais com nível mais sênior estão buscando se atualizar e entender as novas tendências e tecnologias emergentes no mercado de trabalho

 

Analisando as áreas em que os profissionais trabalham, é possível observar uma grande diversidade de formação e especializações, com destaque para as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação e Engenharia. 

A pesquisa também revelou que a maioria dos profissionais já não trabalham no modo presencial, o que é um indicativo de uma nova era de trabalho. Isso é um reflexo direto das mudanças trazidas pela pandemia, que levaram muitas empresas a adotarem o trabalho remoto e jornadas flexíveis.

 

Apesar de boa parte dos entrevistados ter afirmado estar satisfeito com seu trabalho atual, a maioria pensa em mudar de emprego nos próximos anos. Isso pode significar que, muitos profissionais ainda estão buscando novas oportunidades e desafios e vislumbram mudanças importantes no mercado de trabalho.

 

Investigando mais os motivos que fariam as pessoas mudarem de emprego, foi possível observar que a grande maioria mudaria de trabalho para buscar projetos desafiantes em outras empresas e também para trabalhar em uma empresa estrangeira. Com essa combinação, vem também o fator novamente do trabalho remoto como uma prioridade para esses profissionais, trazendo mais qualidade de vida e flexibilidade.

 

Outro aspecto relevante que pode se observar foi a preferência pela localidade dos trabalhos. O local mais desejado pelos entrevistados, se tivessem uma oportunidade de trabalhar para uma empresa estrangeira, foi a Europa, porém com quase o mesmo percentual dos que preferem continuar trabalhando no Brasil, porém de forma remota. 

Isso mostra que o desejo de trabalhar fora do Brasil continua em alta, principalmente pela questão financeira, mas uma fusão disso, trabalhando à distância e ganhando em uma moeda estrangeira mais valorizada, parece o melhor dos mundos.

 

Aprofundando mais no tema do uso de Inteligência Artificial no dia dia de trabalho, foi curioso constatar que mesmo sabendo o básico sobre o assunto, a maioria dos profissionais vislumbram uma mudança em seus respectivos trabalhos. Muitos se consideram leigos no assunto ou ainda não aderiram o uso de ferramentas de IA no dia a dia, porém se mostraram abertos à mudanças que essa nova tecnologia já está causando no mercado:

“Sou desenvolvedor de software e acredito muito que A.I veio para nos ajudar a resolver problemas.”

 

“Trabalho com gerenciamento de projetos e o AI já está mudando . Machine Learning já está presente em GP”

 

Veja outros depoimentos de profissionais entrevistados:

 

“Recentemente temos poucas oportunidades em trabalho remoto e muito lay offs acontecendo , acredito o mercado mude e também ajude muitas pessoas .”

 

“Para uma empresa pequena, o uso de IA pode revolucionar a formar de interação com o mercado e o público”

 

“Como consultor de projetos, temos desafios de comunicação, interação com pessoas e resolver problemas complexos. A Inteligência Artificial está evoluindo e tende a se tornar uma ferramenta indispensável na tomada de decisão e resolução dos nossos desafios.”

 

 

Esses dados são apenas algumas das informações interessantes encontradas na pesquisa. Eles mostram um mercado de trabalho em constante mudança, com novas formas de trabalho e diversas questões sobre o impacto que as Inteligências Artificiais já estão causando. Mas além dos receios quanto às mudanças que essas tecnologias trazem, também é possível notar a nova demanda por aprendizados e adaptações com essas ferramentas, trazendo novas oportunidades profissionais para diversas áreas de atuação.

Posts relacionados

Deixe um comentário