Conheça o Anywhere Office e os impactos para o futuro do trabalho

Profissionais estão optando por menos “home office” e mais “anywhere office”.

por Alexei Martchenko

O termo anywhere office, que já era uma tendência do futuro do trabalho, ganhou mais notoriedade e força após a pandemia. Na tradução direta, significa algo como “escritório em qualquer lugar”, ou seja, é um modelo de trabalho em que os colaboradores de empresas ou profissionais autônomos podem executar suas tarefas independente do local onde estão. Essa modalidade é mais ampla do que apenas o home office, pois vai além de trabalhar da sua casa, é uma consolidação do trabalho remoto.

A pandemia da Covid-19 mudou muita a rotina das pessoas, inclusive nas formas de trabalho. Inicialmente, houve a necessidade de trabalhar em casa. Depois, em alguns casos, ocorreu a volta gradual para o escritório ou a adoção do modelo híbrido por muitas companhias. E recentemente, mesmo com a pandemia mais controlada, muitas empresas adotaram o trabalho remoto permanente, visando a redução de custos por parte do trabalhador, da empresa e também o aumento da qualidade de vida que o trabalho remoto proporciona. Isso, no entanto, não quer dizer que a maioria dos trabalhadores ficarão trabalhando apenas em casa. 

Busca por coworking cresce mais de 90% no mundo todo

Um levantamento da International Workplace Group (IWG), que gerencia espaços de coworking em todo o mundo, revela que houve um aumento de 93% na busca por locais de trabalho coletivo no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado.

Como muitas empresas têm adotado o sistema híbrido de trabalho, os espaços de trabalho coletivo viram uma opção mais econômica e cômoda para a empresa e para o funcionário. Segundo a mesma pesquisa, metade da população economicamente ativa do mundo já desempenha suas funções fora do escritório mais de 2 vezes por semana.

Flexibilidade ganha força como critério de escolha para novos empregos

Uma pesquisa recente feita pela startup de recrutamento digital Intera com mais de 3 mil profissionais de tecnologia revelou que 7 em cada 10 profissionais (71%) dizem preferir o modelo de trabalho remoto, enquanto 28% sinalizaram preferência pelo modelo híbrido e apenas 1% escolheu o presencial. 

No geral, os motivos que levam a essas escolhas estão relacionados à qualidade de vida e performance de trabalho: Economia de custo e tempo no transporte, alimentação e mais momentos com a família pesam na escolha pelo modelo remoto. Dos profissionais entrevistados, 41,5% ocupam cargos seniores ou de especialistas, 27,3% são considerados plenos e 31,6%, juniores.

Quer ter uma carreira mais flexível trabalhando em projetos desafiadores para empresas do mundo todo? Registre-se na Alstra! 

Sobre a Alstra

A Alstra é uma solução que permite que experts em diversas áreas trabalhem em projetos estratégicos em empresas renomadas no mundo todo, e auxilia empresas líderes a acessarem contratações ágeis, flexíveis e sob demanda para que sigam inovando no novo mundo do trabalho. 

Posts relacionados

Deixe um comentário