Acompanhe seu status de burnout com um teste de menos de dois minutos

Você sabe dizer se está chegando perto de se sentir esgotado profissionalmente? Esse teste criado por Chris Bailey, um escritor e consultor de produtividade canadense, ajuda você a acompanhar os seus sentimentos em relação ao trabalho e a entender se você pode estar próximo de ter um burnout.

por Alexei Martchenko

O burnout é uma realidade no mundo do trabalho e ocorre quando temos muito estresse crônico (estresse que é enfrentado repetidamente). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o burnout não é uma “condição médica”, mas está listado, desde 2019, na Classificação Internacional de Doenças como “fenômeno ligado ao trabalho”. Os sintomas do burnout são diversos, mas entre os mais comuns estão exaustão extrema, física e mental, insônia, alteração no apetite, dificuldade para se concentrar, sentimento de incompetência, entre outros. 

Os seis gatilhos que podem levar ao burnout 

Pesquisadores identificaram seis principais gatilhos que podem levar ao burnout: 

1 – Carga de trabalho: quão sustentável é a quantidade e o nível do seu trabalho ao longo do tempo.

2 – Controle: você tem autonomia no trabalho e flexibilidade de horários e pode escolher em quais projetos trabalha? Quanto menos controle você tiver, mais provável será o esgotamento.

3 – Recompensa: você é reconhecido por suas contribuições, tanto monetariamente, quanto socialmente?

4 – Comunidade: você recebe apoio no trabalho? Possui relacionamentos saudáveis no trabalho?

5 – Justiça: você sente que você e seus colegas de trabalho são tratados com respeito? Um local de trabalho respeitoso geralmente cria um sentimento de que as decisões no trabalho são justas e justas.

6 – Valores: você se conecta com seu trabalho em um nível mais profundo?

O exame de esgotamento de dois minutos

Você já sabe quais são os principais motivos que podem levar ao esgotamento no trabalho, mas como saber se você está chegando ao seu limite? É possível monitorar o seu status de burnout através de uma atividade simples e rápida. 

Criado pelo escritor e consultor de produtividade canadense Chris Bailey, esse teste foi desenvolvido para avaliar o quão perto o autor poderia estar do esgotamento. É claro que se caso você estiver sentindo os sintomas do burnout, a procura por um profissional de saúde é essencial e deve ser feita imediatamente, essa atividade serve apenas para fornecer uma visão geral de como você está se sentindo em determinado momento e mostrar se você está indo na direção correta.

Como funciona o exame na prática? 

Para fazer o exame, anote quanto estresse, em uma escala de 0 a 10 (0 sendo estresse insignificante, 10 sendo estresse extremo), você experimenta de cada um dos seis fatores do esgotamento. Por exemplo, se você está achando difícil se conectar com colegas depois de um longo período trabalhando em casa, você pode dar nota 8 à comunidade. Por outro lado, você pode classificar a carga de trabalho como 2 se tiver muitas atividades, mas achar que o número de tarefas é gerenciável. Você pode usar a tabela a seguir para testar essa atividade.

Sua pontuação — a soma de todas as dimensões de 60 — mostrará como você está se saindo no momento. Embora o número total de pontos seja importante, o que é mais útil é sua pontuação em cada uma das seis categorias. Com elas você consegue entender o que precisa ser melhorado para cada ponto. 

Sobre a Alstra

A Alstra é uma solução que permite que experts em diversas áreas trabalhem em projetos estratégicos em empresas renomadas no mundo todo, e auxilia empresas líderes a acessarem contratações ágeis, flexíveis e sob demanda para que sigam inovando no novo mundo do trabalho.

Posts relacionados

Deixe um comentário