O fator para o sucesso na carreira que quase ninguém fala: amor

por Equipe Alstra

O significado do trabalho é muito mais profundo e vai além das realizações profissionais e financeiras. Sem amor, você não evolui como profissional.

A maioria das pessoas não ama seu trabalho. E isso traz muitas consequências no seu dia a dia, como amargura, estresse, tristeza, frustração e falta de motivação.

Para muitos, tocar o despertador logo cedo é o inicio de um dia sem paixão ou qualquer motivação. E isso, prolongadamente, pode trazer prejuízos para sua saúde mental e física.

Seu trabalho e sua carreira consomem grande parte do tempo da sua vida e, por isso, para que seja mais feliz na vida pessoal e profissional você precisa amar o seu trabalho.

Você pode e deve encontrar um trabalho que ame e que lhe dê um senso de propósito.

Não é mais suficiente aceitar um emprego que pague um salário justo e leve a uma carreira que financie o estilo de vida que você quer, enquanto poupa para a aposentadoria. Tudo isso é ótimo, mas talvez você possa acrescentar algo maior, que desperte a paixão pelo trabalho.

Se queremos alegria, felicidade e propósito, buscamos por isso sempre em nossa vida pessoal, nunca no trabalho. É comum pensarmos que o trabalho pode financiar, mas não pode fornecer um propósito e significado reais. Será?

A ideia de que temos que sacrificar uma parte de nós mesmos para nutrir outra não é apenas falsa, mas destrutiva para nossa verdadeira felicidade e nossa capacidade de encontrar e viver para um propósito maior.

Uma carreira verdadeiramente bem-sucedida é amar o que você faz e as pessoas conectadas ao seu trabalho, porque é assim que você ganha a vida e encontra significado e propósito em seu trabalho. Você não precisa se desculpar pelo dinheiro que ganha ou pela alegria que sente ou pelo impacto que tem em tornar o mundo melhor. É para isso que você foi criado, então vá atrás!

Para te ajudar nessa empreitada, preparamos uma lista com os benefícios de encontrar um trabalho que ama.

3 motivos para encontrar um trabalho que desperte amor

1 – Melhora da saúde: viver infeliz em um trabalho torna o seu dia mais estressante e, como consequência, seus níveis de cortisol permanecem altos, aumentando o risco de ataques cardíacos, derrame, ganho de peso e enfraquecimento do sistema imunológico.

Quando faz o que ama, você passa a ter mais alegria no seu dia a dia e, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida e saúde.

2 – Motivação: é difícil se manter motivado em algo que não gosta. Vários estudos vêm apontando que trabalhar infeliz pode causar depressão e ansiedade, entre outras doenças.

Deprimido você não se importa com metas ou realizações.

Mas ao fazer o que ama, você se sentirá mais disposto e competente para seguir, lutar e conquistar aquilo que almeja.

3 – Melhora no relacionamento de trabalho: quando você faz aquilo que não gosta, nem presta muita atenção nos seus colegas, passa a maior parte do dia estressado e não consegue separar bem as emoções e frustrações do trabalho com o convívio com os colegas.

Irritado e de mau humor, você acaba tratando os outros de maneira grosseira.

Mas, ao fazer o que ama, mesmo nos dias difíceis (porque eles existirão mesmo fazendo o que gosta) você consegue tirar algo positivo e irradiar positividade, confiança e amor para todos que te cercam.

Logo, seu bom humor afetará aqueles que estão ao seu lado, melhorando tanto sua relação com os colegas, mas como o clima corporativo em geral.

A positividade é contagiante.

Você pode ou não amar o seu emprego atual, pode ou não encontrar algo significativo. Isso depende apenas de você.

Para mudar o cenário atual, aqui estão algumas ações que você pode tomar agora mesmo:

  • Tente conversar com seus superiores e ver se há a possibilidade de remanejamento para uma função que goste mais;
  • Concentre-se no aprendizado que está tendo no trabalho (mesmo que não goste) e aproveite para melhorar suas habilidades e experiências;
  • Procure os pontos positivos daquilo que você faz: quem se beneficia? Como melhorar esse trabalho?
  • Minimize o estresse no trabalho – não fique remoendo o que aconteceu de ruim no seu dia. E esqueça os problemas quando estiver fora da empresa. Lembra quando seu pai chegava em casa após o trabalho? Ele jantava, conversava e ficava com a família. Essa desconexão é importante para relaxar e obter energia para o dia seguinte.

Olhe para si mesmo, faça uma lista das suas maiores habilidades; escreva o que gosta de fazer; anote seus interesses e encontre algo que possa unir tudo isso.

Porém, não deixe de crescer e melhorar seu conhecimento, mesmo que esteja trabalhando (temporariamente) com algo que não gosta.

Posts relacionados

Deixe um comentário