O que é um prestador de serviços PJ

por Alexei Martchenko

Hoje em dia muito se fala em contratação de serviços PJ. Mas você entende como esse profissional trabalha? Como são os pagamentos dos encargos? Se você pode trabalhar para o exterior? Quem pode ser um prestador de serviços PJ? Se existe o pagamento de férias e 13º? 

Se você não conseguiu responder a uma ou mais das perguntas acima, não se preocupe. Vem com a Alstra que explicaremos para você tudo isso e mais um pouco! 

 

O que é um prestador de serviço PJ?

PJ é a sigla para Pessoa Jurídica, ou seja, o prestador de serviço PJ é um profissional que atua como uma empresa. Por isso, é necessário que ele possua um CNPJ ativo e seja capaz de emitir notas fiscais. 

Dentro da categoria Pessoa Jurídica, existem algumas opções para você abrir a sua empresa. As principais são: 

  • Microempreendedor Individual (MEI); 
  • Microempresa (ME) 
  • Sociedade Individual – (EIRELI);
  • Empresário Individual (EI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Cada uma dessas opções possuem características específicas e valores de contribuição diferentes. As mais comuns para a prestação de serviço PJ são as de MEI e ME, por possuírem menores valores de impostos e se adequarem a diversos serviços prestados. 

 

Como é o recolhimento de impostos do prestador PJ?

O recolhimento de tributos e a entrega de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica  é de responsabilidade do profissional. Por isso, é muito importante fazer a organização das suas finanças e, se possível, contar com a ajuda de um contator. Aqui na Alstra, todos os nossos Experts podem contar com o auxílio de uma contadora parceira  por um valor menor. 

 

Como é feito o pagamento de férias e 13º?

Com a contratação PJ, os encargos trabalhistas, como décimo terceiro salário, adicional de férias e descanso semanal remunerado, não são pagos pela empresa. Por isso, é você quem deve embutir esse valor no seu cálculo de remuneração mensal quando for fazer a sua proposta de salário. 

 

 

Como é a contratação de um profissional PJ?

A contratação é feita através de contrato. Nele, estarão todos os seus deveres e direitos como profissional, quanto os deveres e direitos da empresa contratante. Nesse documento estarão os seus dados e os dados da empresa, informações de emissão de nota fiscal, data de pagamento, férias remuneradas, quebra de contrato e etc. 

 

Em quais setores um PJ pode atuar?

As possibilidades são gigantes. Você pode ser desde um consultor de projetos a um chefe de cozinha. Se você quiser trabalhar por conta própria e ser formalizado, você pode ser um prestador de serviços PJ.

 

Qualquer empresa contrata PJ? 

Diversas empresas hoje em dia optam pelo trabalho flexível, e por esse motivo, contratam profissionais PJ. Hoje, as contratações via Alstra são todas no formato PJ pois é muito mais vantajoso para o profissional, quanto para as empresas contratantes. 

 

É possível prestar trabalho para o exterior sendo PJ? 

Sim, é possível prestar trabalho para o exterior sendo PJ. Porém os impostos e a emissão da nota fiscal podem ser diferentes, dependendo do país para onde você for prestar o seu serviço.

Se você é ou pretende ser um Expert Alstra, você não precisa se preocupar com isso. Nós possuímos um time especialista para auxiliar você nesse caminho, tirando todas as suas dúvidas referente à emissão de nota fiscal para prestação de serviço para empresas do exterior. 

 

Vantagens de trabalhar em formato PJ 

  • Pagamento total do valor emitido da nota fiscal;
  • Menos impostos, taxas e contribuições;
  • Mais flexibilidade na hora de escolher projetos para trabalhar;
  • Possibilidade de trabalhar em mais de um projeto por vez;
  • Possibilidade de trabalhar em projetos para empresas do exterior. 

 

Sobre a Alstra

A Alstra é uma solução que permite que Experts em diversas áreas trabalhem em projetos estratégicos em empresas renomadas no mundo todo, e auxilia Empresas líderes a acessarem contratações ágeis, flexíveis e sob demanda para que sigam inovando no novo mundo do trabalho.  Faça o seu registro 100% gratuito clicando aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário