Profissionais de tecnologia: por que os desenvolvedores da América Latina são o novo motor das empresas dos EUA?

O mundo ficou “menor” e os desenvolvedores estão em diversos lugares do mundo. Mas por que contratar na América Latina é mais vantajoso?

por Alexei Martchenko

A digitalização e a tendência do anywhere office fez com que a contratação de profissionais de tecnologia na América Latina por empresas dos EUA e Europa tivesse um grande aumento nos últimos anos. E não são só as empresas que estão atrás de profissionais para trabalharem nesse modelo. Os profissionais também estão buscando por novas oportunidades em empresas que remuneram melhor e que tenham modelos de trabalho mais flexíveis. No México, por exemplo, 90,9% dos profissionais de TI desejam ter maior flexibilidade da sua empresa para trabalhar em casa ou em um modelo híbrido. Além disso, 53% deles estão em busca de um novo emprego, segundo Report de Mercado Trabalho de TI 2022 do Hireline

O que faz a LATAM ser tão procurada por empresas dos EUA?

Similaridades Culturais 

Os países da América Latina possuem experiências culturais similares à dos EUA. Isso faz com que membros do mesmo time, mas de países diferentes, consigam ter uma integração com maior facilidade.

Fuso horário 

O gerenciamento dos talentos de outros países na empresa pode ser tornar difícil caso o fuso horário seja muito diferente. O que não acontece com desenvolvedores da América Latina em empresas dos EUA. Como o fuso horário é muito próximo, o gerenciamento e a comunicação com os profissionais fica muito mais fácil e prático. 

Salários 

Os salários base da América Latina são mais baixos em comparação com os dos EUA e Europa. Isso facilita a contratação de profissionais da LATAM a preços mais baixos. Na área de tecnologia, por exemplo, a demanda na região é menor, e isso faz com que os salários médios sejam menores que os dos EUA, por exemplo. 

comparação salário desenvolvedores

Potencial Inexplorado 

Atualmente, existem 26,9 milhões de desenvolvedores em todo o mundo, de acordo com dados da Evans Data Corporation (EDC). A estimativa é que esse número aumente cerca de 1 milhão a cada ano. E a América Latina é a região com o segundo maior crescimento de desenvolvedores globalmente.

Fonte: Relatório do mercado de trabalho de TI de 2022 da Hireline.

Agora que você já consegue entender os motivos pelo qual a América Latina é uma região com muito potencial para contratar o seu time de desenvolvedores, vamos falar sobre como fazer isso na prática.

 

Como encontrar, contratar e gerenciar talentos da América Latina de outro país? 

Para procurar, contratar e gerenciar os seus profissionais da LATAM, a sua empresa pode contar com a Alstra. Somos uma solução de ponta a ponta que encontra, contrata e gerencia talentos qualificados com contratos flexíveis para a sua empresa. 

Confira o passo a passo de como o processo funciona: 

1) Defina suas necessidades

Na plataforma da Alstra você compartilha a sua necessidade e descreve o projeto e/ou o profissional que você está buscando.

2) Encontrar o talento

No modelo tradicional, essa etapa pode se tornar uma das mais difíceis e demoradas, porém, com a Alstra esse tempo é reduzido. Possuímos em nossa base de talentos mais de 80.000 profissionais de diversas áreas avaliados e qualificados para atender a diversas necessidades. 

3) Curadoria do talento 

Depois de encontrar os profissionais que se encaixam na descrição do projeto da sua empresa, os experts receberão uma solicitação para confirmar a disponibilidade e enviar uma proposta para o projeto/ atividade. Em seguida, a Alstra iniciará o processo de curadoria individual e os experts aprovados neste processo são liberados ao painel da empresa. Desse jeito, você consegue escolher o melhor profissional para a sua empresa diretamente na plataforma da Alstra. 

4) Contratação e onboarding

O contrato da sua empresa é com a Alstra, nós cuidamos de todos os assuntos administrativos relacionados ao profissional. Desde onboarding até o offboarding, com contratos flexíveis e sempre de acordo com as leis e regulamentações trabalhistas locais. 

6) Gerenciamento de talento

Por meio da plataforma Alstra, a sua empresa consegue seguir marcos e prazos, estender contratos e dar feedbacks durante o andamento de todo o projeto. 

 

A sua empresa está pronta para contratar profissionais da LATAM via Alstra? Faça parte do novo mundo do trabalho. Entre em contato com o nosso time de vendas pelo site ou por e-mail e entenda tudo o que podemos oferecer para a sua empresa. 

 

Sobre a Alstra

A Alstra é uma solução que permite que experts em diversas áreas trabalhem em projetos estratégicos em empresas renomadas no mundo todo, e auxilia empresas líderes a acessarem contratações ágeis, flexíveis e sob demanda para que sigam inovando no novo mundo do trabalho.  

Posts relacionados

Deixe um comentário