CLT para PJ: veja se essa mudança é para você

por Alexei Martchenko

O trabalho PJ vem crescendo no mundo todo. Uma tendência mundial relatada no Global Talent Trends Study de 2022, é que as empresas estão mudando a forma como contratam os seus profissionais, priorizando o trabalho flexível, a remuneração por habilidade e sem barreiras geográficas. Como o contrato PJ é o modelo de contratação que mais faz sentido para que essa contratação exista, muitos profissionais têm optado pela troca do CLT para o PJ. Porém, como saber se esse modelo de trabalho é para você? 

Como é o modelo de contratação PJ

Primeiramente, você tem que entender como funciona esse modelo de prestação de serviço. PJ é a sigla para Pessoa Jurídica, ou seja, o prestador de serviço PJ é um profissional que atua como uma empresa. No post “O que é um prestador de serviços PJ” explicamos tudo para você entender melhor como esse modelo funciona.

Como é o modelo de contratação CLT

CLT é a abreviação de Consolidação das Leis do Trabalho. Essa lei é a que rege os os direitos do trabalho e o direito processual do trabalho.

Os principais direitos da contratação CLT são: 

  • Carteira de trabalho – Documento que comprova o vínculo empregatício;
  • Jornada de trabalho e hora extra – Período de horas que o profissional está disponível para o empregador e horas trabalhadas além da jornada normal;
  • Férias – 30 dias de férias remuneradas; 
  • FGTS – Depósito feito pela empresa de 8% do salário bruto do trabalhador que visa garantir que o profissional seja protegido caso exista a demissão sem justa causa; 
  • Seguro-desemprego – Assistência ao trabalhador caso exista demissão sem justa causa;
  • 13° Salário – Um valor pago no fim do ano, do mesmo valor do salário do profissional. 

As empresas estão contratando PJ

Muitas empresas optam por contratar seus profissionais no modelo PJ para não precisarem pagar todos os encargos trabalhistas que envolvem uma contratação. Porém, também existe uma tendência no mercado de trabalho onde as empresas estão escolhendo um novo modelo de contratação, onde o profissional é pago por suas habilidades e contratado em um modelo de trabalho flexível para trabalhar em projetos específicos da empresa. 

Vantagens e desvantagens do trabalho PJ

Vantagens: 

  • Maior flexibilidade;
  • Você estipula o valor do seu salário;  
  • Possibilidade de receber os encargos no valor líquido do seu salário;
  • Possibilidade de trabalhar para mais de uma empresa. 

Sobre as desvantagens, o profissional não tem direito aos benefícios do CLT e precisa incluir esses valores na sua proposta de salário. Ensinamos como calcular o valor da sua hora aqui. 

Onde encontrar trabalhos PJ 

A Alstra é uma solução que permite que Experts em diversas áreas trabalhem em projetos estratégicos em empresas renomadas no mundo todo e sob demanda. 

São diversos projetos em diversas áreas. Então, se você tem mais de 3 anos de experiência em uma área específica, você pode fazer o seu cadastro 100% gratuito na plataforma clicando aqui

Veja o que nossos experts já falaram da Alstra: 

Christian Valdivieso:

Trabalhar via Alstra foi muito enriquecedor. Ser capaz de colaborar com outros consultores e clientes líderes do setor acrescentou muito à minha carreira

Evandro Beserra:

Uma parceria muito bacana. A Alstra se coloca à disposição para ajudar o consultor no que for preciso.

Andre Gildin:

O que mais me surpreendeu em relação à Alstra foi toda a agilidade, desde o primeiro contato sobre a oportunidade, passando pela contratação e o processo de fechamento mensal.

Conclusão 

Fazer essa decisão requer reflexão e você precisa entender em que momento da sua carreira você está e onde você quer chegar. Existem diversos benefícios e desvantagens para cada uma das contratações que você deve levar em consideração na hora de fazer a sua escolha.

 

Sobre a Alstra

Alstra é uma solução que permite que Experts em diversas áreas trabalhem em projetos estratégicos em empresas renomadas no mundo todo, e auxilia Empresas líderes a acessarem contratações ágeis, flexíveis e sob demanda para que sigam inovando no novo mundo do trabalho.  Faça o seu registro 100% gratuito clicando aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário